quarta-feira, 20 de outubro de 2010

"TERRENO BALDIO"


Terreno Baldio é uma banda de rock progressivo do Brasil.
"Considerado por muitos como o Gentle Giant brasileiro, o Terreno Baldio é um dos mais importantes grupos nacionais no estilo. Formado no início dos anos 70, o grupo estréia em 1975 com "Terreno Baldio", que sai pela gravadora Pirata em tiragem de 3000 cópias. As fitas-master do álbum desapareceriam nesta mesma época impedindo novas prensagens. O grupo lançaria ainda mais um álbum, "Além das lendas...",
antes de debandar, em 1978. Interessante o fato do tema do LP ter sido uma imposição da gravadora para fechar o contrato. A formação era ligeiramente diferente,
com Ayres Braga (ex-Joelho de Porco) no lugar de Ascenção.
O Terreno voltaria a se reunir em 1993 para regravar o primeiro LP, dessa vez em inglês, para um (re)lançamento pela Progressive Rock Worldwide (com direito a faixas-extras). Ou seja, trata-se, na verdade, de um terceiro dico do grupo.
A formação do Terreno "versão 93" é Kurk, Mello e Lazzarini." (ERP)

RPB: Depois de quase duas décadas de seu lançamento original, em 1976, e após um processo de produção de praticamente dois anos (entre pesquisa, design de encarte e masterização), a gravadora niteroiense Rock Symphony e o grupo paulista Terreno Baldio relançam o primeiro disco, que ainda era inédito em CD.
O som foi remasterizado na Itália pelo produtor original dos dois LPs da banda (Cesare Benvenuti), possui encarte de 16 páginas colorido com extensa biografia da banda, entrevistas exclusivas, fotos inéditas e até mesmo um encarte extra em inglês, para o mercado externo. A banda iria se apresentar no RARF 2003, mas inesperadamente cancelou sua apresentação.
A Banda ficou em 1° lugar no tópico Melhor Relançamento,
do site Rock Progressivo Brasil.


Músicos:

João Carlos Kurk - vocal, flauta e percussão
Mozart de Mello - guitarra
Ronaldo Lazzarini - teclados
Ascenção - baixo
Joaquim - bateria e percussão

Discografia:

1975 - Terreno Baldio;
1977 - Além das Lendas Brasileiras;
1993 - Terreno Baldio (versão em inglês);
2003 - Pirata;

Nenhum comentário:

Postar um comentário